quinta-feira, 29 de julho de 2010

Disputa política; peça teatral que não é ficção.



A política é um jogo de emoções, de seduções. É uma luta de Davi contra Golias. É um espetáculo teatral onde a platéia é expectadora e ao mesmo tempo o jurado.
 
Este teatro é produzido por prefeitos, deputados, senadores, governadores, presidentes e também há os postulantes aos cargos de  secretários, ministros, governadores, etc. Enfim, todos participando deste teatro como artistas principais, coadjuvantes e ainda há os que atuam nos bastidores organizando os espetáculos. O eleitor é o espectador e será ele quem aprovará um ou o outro espetáculo. 

Será um show para induzir os expectadores (jurados) escolherem qual é o ator principal mais preparado; qual tem o melhor roteiro em mãos; qual representa melhor; qual desempenha o papel de mocinho com mais eficiência, qual é o mais simpático. Um jogo emocionante e difícil.

Neste palco, há aqueles expectadores, que mesmo sendo jurados, são parciais e estarão envolvidos na platéia agindo como cabos eleitorais visando influenciar nas decisões dos outros julgadores.

É bem verdade, que as regras deste espetáculo deveriam igualar e nivelar o show, para que as luzes de uma peça não ofusquem a outra, não se tornando um show desigual e tendencioso. Porem é notório que há desigualdade, pois, de um lado, há apenas artistas querendo impulsionar o ator principal, do outro, além dos artistas está o poder público agindo como respaldo por detrás, impulsionando o ator principal.

Aos expectadores e jurados caberão muita responsabilidade para analisar tudo. Caberá a eles a sabedoria em não se envolver emocionalmente no espetáculo, algo extremamente difícil, já que estarão diante de varias peças teatrais e elas sempre causam fortes emoções e assim, proporcionam comportamentos emocionais cada um distintos. Dificilmente a razão consegue sobressair diante encenações emotivas, este é o grande paradoxo destes espetáculos.


Normalmente, sabemos que numa peça teatral tudo é apenas ficção, quando termina o show a vida volta ao normal, os artistas e os espectadores vão para suas casas, no entanto, neste espetáculo é diferente; os artistas representam, proporcionam emoções e a peça teatral não é uma ficção e sim, uma realidade. Os expectadores após assistirem os shows vão aprovar um ou o outro. Haverá um julgamento que mudará o destino dos expectadores.

Durante estes próximos meses e dias o Brasil estará diante de vários espetáculos onde as cenas serão escritas cada dia de acordo com o gosto e a avaliação do publico. Cada ator principal, por meio de seus diretores, estará produzindo novas cenas com os artistas principais com os coadjuvantes e com os funcionários que atuam nos bastidores, muitos deles espalhados no meio da platéia estarão em plena atividade.

Ataíde Lemos 

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns!!
Posso reproduzir o texto em tablóde da comunidade que participo?
Boituva- Sp
edson.more@hotmail.com